Entregas em 1-2 dias úteis
3 Anos de Garantia

Ver mais artigos

Vale a pena o upgrade do MacBook M1 para o mais recente chip M3?


A linha de MacBooks da Apple sofreu uma transformação significativa com a introdução do processador M3. Isto deixa muitos utilizadores com o M1 a pensar: vale a pena atualizar para o modelo mais recente? Aqui, analisamos as principais diferenças e melhorias para o ajudar a tomar uma decisão informada.

Hoje, comparamos o MacBook Air M3 (2024) e o MacBook Air M1 (2020).

 

O que há de novo no MacBook Air, lançado em 2024?

Evolução do design: O modelo M3 segue a abordagem de espessura mais uniforme do M2, afastando-se do cone em forma de cunha do M1. Também oferece uma opção de 15 polegadas, um tamanho não disponível na gama M1.

Melhorias no ecrã: Os ecrãs Liquid Retina de 13,6 e 15,3 polegadas do M3 superam o ecrã Retina de 13,3 polegadas do M1 com melhor brilho (500 nits em comparação com 400 nits) e maior resolução.

Desempenho do processador: O chip M3 apresenta um desempenho da CPU até 60% mais rápido do que o M1, juntamente com uma maior largura de banda da memória e capacidades melhoradas do Neural Engine.

Gráficos avançados: Com a opção de uma GPU de até 10 núcleos e suporte para "hardware ray tracing", o M3 melhora significativamente a experiência gráfica.

Câmara e áudio: Um salto para uma câmara FaceTime HD de 1080p no M3 e um sistema de áudio melhorado (especialmente no modelo de 15 polegadas com seis altifalantes) representam uma melhoria substancial em relação à câmara de 720p e aos altifalantes estéreo do M1.

Conectividade: A adição de Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3 e carregamento MagSafe 3 no MacBook Air M3 melhora a conetividade e a conveniência em geral.

 

 

Porquê continuar com o M1?

Preço: O preço mais baixo do MacBook Air M1 faz com que seja um modelo atrativo para quem procura a melhor relação de custo-benefício.

Desempenho suficiente: Para tarefas diárias e utilização moderada, as capacidades de desempenho do M1 são mais do que adequadas.

Mobilidade: O design ligeiramente mais leve do M1 pode agradar aos utilizadores que dão prioridade à mobilidade.

 

Vale a pena o upgrade?

O processador do MacBook Air M3 é significativamente mais potente, oferecendo um aumento considerável no desempenho.

O ecrã, os gráficos e as capacidades de áudio melhorados proporcionam uma experiência de utilização mais envolvente e rica.

A qualidade melhorada da câmara e a introdução de tecnologias mais recentes, como MagSafe 3 e Wi-Fi 6E, posicionam o M3 como uma opção mais preparada para o futuro.

 

Conclusão

O upgrade tem um custo elevado, que poderá não se justificar para utilizadores com necessidades informáticas básicas. Para os utilizadores que utilizam principalmente o MacBook Air para tarefas quotidianas, o desempenho do M1 mantém-se suficiente, tornando o upgrade menos vantajoso.

No entanto, tudo se resume às necessidades individuais e ao orçamento. Se procura tecnologia de ponta e o melhor que a Apple tem para oferecer na sua linha de MacBooks, o M3 é uma excelente escolha. Mas se o seu atual MacBook M1 satisfaz as suas necessidades e tem em atenção o seu orçamento, manter o M1 poderá ser a opção mais sensata. Em última análise, a decisão de atualização deve basear-se num equilíbrio entre as necessidades de desempenho, as funcionalidades pretendidas e as considerações financeiras.